sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O que é uma fralda


Vou começar falando para quem já se interessou. Mais tarde, posso fazer um texto introdutório para quem ainda está na dúvida ou está ouvindo falar nas fraldas de pano modernas pela primeira vez.

Existem muitos tipos de fralda de pano. Entender, antes de tudo, o mecanismo geral, ajuda a entender as diferenças entre elas. Temos duas partes principais:



a parte que absorve + a barreira impermeável


Quando pensamos nas fraldas de pano tradicionais, aquelas de alfinete, que hoje são mais usadas como fraldas de boca e também são chamadas de Cremer (marca famosa), mas que já foram a opção principal ou única opção de nossos pais ou avós, estamos falando da parte que absorve.














As várias camadas de tecido em que o bebê é enrolado vai absorver a umidade e segurar um pouco o coco e o xixi. Mas como não há nada impermeável, o lado de fora acaba molhado.
Por essa razão, foram inventadas as calças plásticas, ou calças Enxuta (marca famosa). A calça plástica é a barreira impermeável que vai segurar tudo dentro da fralda.














As fraldas descartáveis também seguem uma lógica parecida. No caso, o investimento é no gel, que é a parte que absorve. 





É interessante como a comparação com o tecido aparece, não é? "Toque de algodão", "suave como tecido". Até eles sabem, nada é confortável como o pano :)

Longe de ser só tecido e plástico, as descartáveis são feitas de diversos materiais sintéticos e contém várias substâncias químicas para potencializar a absorção com um volume menor, e deixar o bebê o mais seco possível. Você pode ver mais sobre isso aqui.


No geral, os diferentes modelos de fralda vão seguir essa lógica. E acho que entendendo isso, o resto vai ficar mais fácil.










E dessas, falaremos nos próximos posts :)
Espero encontrar vocês lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário