terça-feira, 3 de maio de 2016

Desespero: não sei ser mãe!

Depressão: não sei ser mãe!


Planejei com cuidado qual seria o melhor momento para ser mãe.
Curti toda a gravidez, li tudo sobre como era ser uma mãe.
Conversei com muitas amigas que me disseram o quanto era maravilhoso ter um filho.
E agora, há poucos meses com meu bebê, me sinto exausta, e culpada por às vezes questionar se escolhi o momento certo. Ou mesmo se sou diferente das outras pessoas. Não deveria ter achado que saberia ser mãe.
Tenho muita vontade de sumir. Não como mais, não tomo mais banho e para dormir, que dificuldade! Eu tenho algum problema, ou será que é o meu bebê?
Fui almoçar e meu bebê chorou. Levantei para trocar sua fralda. Quando voltei, meu gato estava almoçando no meu lugar. Chorei, chorei, chorei muito.
Acho que realmente estou com problemas...

Pois é, nunca falam antes de passarmos por isso que é comum ser desse jeito. Apenas caímos no conto de fadas de que ser mãe seria tudo maravilhoso, de que as crianças não modificam nossa rotina. Não nos dizem que somos humanas e que é normal nos sentirmos exaustas, e até tristes.
Isso é maternidade, todas nós mães passamos por isso no início, ou alguns meses depois que o bebê nasce.

No início, todos se oferecem para ajudar. Depois, todos voltam para suas vidas e nós não podemos.

Então, não há porque sentir culpa. Arrumem também um tempo para vocês. Não é problema deixar o bebê com alguém de confiança, seja a vovó ou outra pessoa, e tomar aquele banho comprido. Vá sair, fazer compras, ver um filme sem culpa, lembrando que para ficar perto do bebê, é muito bom estar bem. Sei que é difícil deixa-lo, mas você está fazendo também por ele, pois é necessário estar inteira.


Rosane Peixoto, pedagoga e MÃE

Nenhum comentário:

Postar um comentário